quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cuíca d’água

cuica

Seus olhos são escuros, pêlos abundantes, curtos, macios e impermeáveis. Tem membranas interdigitais somente nas patas traseiras, o que facilita a natação. A cuíca d’água ou rato-d’água tem a cabeça é de cor preta com uma listra clara horizontal em forma de U, acima dos olhos que chegam até as orelhas, as quais são curtas e arredondadas. O ventre é branco, sendo o dorso negro ou marrom-acinzentado com reentrâncias brancas, formando desenho regular. A cauda é branca na base, cinza-escuro na região mediana e branca escamosa na extremidade.

Esse animal é solitário e de hábitos semi-aquáticos. É considerado um bom nadador, a fêmea é provida de uma bolsa que é vedada enquanto nada para a proteção dos filhotes. Pode ser considerado como carnívoro-onívoro: alimenta-se de peixes, caranguejos, crustáceos e outros invertebrados que são capturados dentro ou fora d’água.

Vive próximo a cursos d’água onde a mata ribeirinha encontra-se conservada. Normalmente constrói tocas em barranco de rios na região do Cerrado. Essas tocas servem para abrigo e locais para reprodução. Essa espécie é frequentemente avistada ao procurar alimento próximo ou dentro da água onde ainda possuem áreas florestais conservadas, considerado indicador de qualidade ambiental.

As principais ameaças à cuíca d’água são a destruição e perda de habitats, caça e poluição de mananciais. Muitos são mortos por pescadores ao roubarem o pescado.

Além de viverem no Cerrado, também se distribuem no Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário