quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conservação do Rio Grande

Principal afluente do Rio São Francisco sofre com degradação, despejo de lixo e esgoto, e agora barramento das águas de um dos seus afluentes

exposição fotográfica e mutitão de limpeza do rio _ 10.10.10 171Foto: LuRoque 

O Rio Grande é responsável por 30 a 40% das águas que abastecem o Rio São Francisco, o rio da integração nacional. Desde sua nascente até se jogar nos braços do Rio São Francisco, o Grande passa por sete cidades do oeste, matando a sede de muitos, fornecendo alimentos e contribuindo com a agricultura.

Nos últimos dias, uma pequena central hidrelétrica, situada próximo ao povoado de Sítio Grande, em São Desidério, fechou as comportas para encher o reservatório com as águas do Rio das Fêmeas, afluente do Rio Grande, num período de estiagem que já dura seis meses, o que comprometeu demasiadamente para a repentina baixa da vazão do rio.

Com tantas agressões um grupo de amigos, que já vem ao longo de três anos realizando um mutirão de limpeza nos rios, se juntam novamente para mais uma vez contribuir para a conservação desse importante e indispensável bem natural. Nesse quarto mutirão, além da limpeza dos rios, será feito também plantio de mudas nativas do Cerrado para recomposição da mata ciliar no povoado Conquista e também palestras com a comunidade ribeirinha, o Fala Cerrado entrevistou um dos organizadores e membro do grupo Amigos do Rio Grande, Claudio Foleto.

E ainda o Fique por Dentro, que traz uma criação científica, a “água em pó” que pode ajudar no combate ao aquecimento global. Na Seção Cerrado conheça o quati, animal curioso e muito esperto e nas Dicas de Sustentabilidade, como economizar água. Conira.

Tema: Conservação do Rio Grande

Exibição: 09/10/2010

Entrevista: Claudio Foleto, Amigos do Rio Grande

Realização: Instituto Bioeste

Link:http://www.4shared.com/audio/LAt-_EcQ/PROGRAMA_SOBRE_CONSERVAO_DO_RI.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário