segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gambá-de-orelha-branca

Conhecido também como saruê, ele tem pêlos longos e grossos, possui a coloração preta, com as extremidades brancas que dão o aspecto de acinzentado ou grisalho. Sua cabeça é grande com uma listra negra ao centro que quase chega ao focinho alongado e rosado, seu ventre tem uma cor clara e como o próprio nome popular já descreve, essa espécie tem orelhas brancas.

Seu habitat é o Cerrado e o Pantanal. Costuma se refugiar em ocos de árvores, matas e também é encontrado com frequência em áreas abertas e mesmo em áreas urbanas. É uma espécie de hábito noturno e para se defender exala um odor forte e pouco agradável ao olfato.

É onívoro, ou seja, come de tudo e em locais urbanos pode alimentar-se de aves domésticas como galinhas e de resíduos sólidos orgânicos.

A fêmea tem 13 mamas, sua gestação dura 12 a 14 dias e produz de quatro a doze filhotes.

No Cerrado pode ser encontrado em áreas de mata ciliar, mata seca, cerradão, sendo muito comum em áreas urbanas e em pequenas matinhas em torno de nascentes, podendo inclusive se reproduzir nos quintais das residências. Por se encontrar em áreas urbanas e conviver tão próximo à população, sua maior ameaça é justamente ser morto pelo homem.

sarue

Nenhum comentário:

Postar um comentário