segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pata-de-vaca é empregada na arborização urbana

flor pata

A pata de vaca pode chegar a seis metros de altura, tem copa frondosa, bonita e que, em determinada época do ano, lança flores brancas ou rosas que são muito parecidas com orquídeas.

A pata-de-vaca possui várias espécies distribuídas em quase todo território brasileiro e muitas delas são muito parecidas entre si. O que caracteriza as plantas deste gênero é o formato de suas folhas, que se parece muito com uma pata ou unha de vaca. Se por uma lado esta característica torna fácil a identificação destas plantas, por outro gera uma confusão enorme, pois para a população todas estas espécies recebem o mesmo nome popular "pata-de-vaca", mas a composição química e consequentemente suas ações terapêuticas não são as mesmas, podendo levar a resultados frustrantes no tratamento.

pata1

Já foi muito estudada por pesquisadores e o que foi confirmado é sua ação para o controle da diabetes. Não se conhece muito bem como é a ação desta planta em nível fisiológico, mas o pouco que já se conhece permite colocá-la como um grande medicamento da flora brasileira.

Um grave problema que poderia acontecer seria a troca de plantas, ou seja, a pessoa utilizar a pata-de-vaca empregada na arborização urbana pensando que é a espécie medicinal.

Importante é que as pessoas não abandonem seu tratamento convencional da diabetes e passe a usar a pata-de-vaca de uma forma descontrolada, pois isso pode levar a problemas. É necessário conversar com o médico para ver se há possibilidade de complementar o tratamento convencional com o caseiro.

flor pata2

Um comentário: