quarta-feira, 12 de maio de 2010

Palestra: Fotografia para a conservação

A realização da I Oficina de Fotografia do Cerrado Baiano, realizada pela Conservação Internacional – Brasil, Instituto Bioeste e Monsanto, constituiu uma série de atividades entre entrevistas, palestra, aula teórica, viagens, aula prática.

Na quarta-feira (28) logo pela manhã o ministrante do curso foi entrevistado pela mídia local, inclusive para o programa de rádio Fala Cerrado do Instituto Bioeste, a noite ocorreu a primeira etapa, a palestra: Fotografia para a Conservação no auditório da Universidade Federal da Bahia – UFBA às 19:30h. Estavam presentes os inscritos para a oficina de fotografia, estudantes e pessoas de diferentes ramos profissionais, mas que têm o gosto em comum pela fotografia e pela conservação ambiental.

O fotógrafo Adriano Gambarini deu boas vindas aos presentes e compartilhou suas aventuras pelo mundo, os perigos pelos quais já passou em busca de uma boa fotografia, a convivência com pessoas de diferentes culturas, cidades e países. Tudo isso registrado em imagens belíssimas que ele apresentava durante sua explanação, divulgando a vida simples dos moradores dos rincões, a riqueza da fauna, da flora e os bastidores das viagens.

Revelou como seria ministrado o curso, solicitou paciência dos alunos para que sejam amigos do tempo e não ter tanta pressa em fazer a foto e sim aguardar pelo melhor momento do click.

A cada imagem que era exposta, provocava reações nos presentes e despertava a curiosidades de todos e Adriano informava por quanto tempo esperou para fazer a foto, o quanto andou, por quanto tempo permaneceu imóvel para não assustar determinado bicho e assim conseguir a foto.

De forma descontraída, Gambarini instigava a plateia que participava questionando sobre técnicas de fotografias, os cenários e já demonstrando o grande interesse pelo curso.

Ao final da palestra poucos participantes do curso procuraram o fotógrafo Adriano e timidamente se apresentaram, fazendo o primeiro contato com o professor. No dia seguinte, a primeira aula teórica. (Luciana Roque/Instituto Bioeste)



Nenhum comentário:

Postar um comentário