quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Recriação do Olhar no Cerrado Baiano

Barreiras, 20 de abril de 2010 – De maneira inédita na região oeste da Bahia, será realizada entre os dias 29 de abril e 2 de maio, a I Oficina de Fotografia do Cerrado Baiano: a Recriação do Olhar. Ministrado por Adriano Gambarini - com fotografias publicadas na National Geographic, Mercator´s World e Geo Magazine – o curso pretende capacitar a comunidade e evidenciar as belezas, principais degradações e a relação das comunidades tradicionais com os recursos naturais. Foram selecionadas 15 pessoas, dentre poder público, iniciativa privada, instituições de pesquisa, e terceiro setor.

A oficina tem o objetivo de apontar a fotografia como ferramenta de apoio às atividades de educação ambiental e estimular a mudança de comportamento em relação à biodiversidade. A programação inclui noções básicas de fotografia, e aulas práticas em São Desidério, Luis Eduardo e Formosa do Rio Preto, para retratar as belezas naturais e as principais ameaças sofridas no cerrado do oeste da Bahia.

No dia 28 de abril, na quarta-feira, a partir das 19h, Adriano Gambarini também ministra a palestra “Fotografia para a Conservação”, no auditório do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia (ICADS/UFBA), antigo Colégio Padre Vieira. O evento, com entrada franca, pretende valorizar a biodiversidade ambiental e cultural, mobilizando os presentes a pensarem na relação entre o homem e o ambiente.

“Na palestra as fotografias serão utilizadas para fazer as pessoas refletirem, sendo principalmente uma forma de valorização do próprio ser humano”, afirma Adriano Gambarini, hoje colunista do Blog da National Geographic Brasil e da Agência Ambiental OECO. O fotógrafo administra e licencia atualmente seu arquivo com cerca de 80 mil imagens do Brasil, Antártida e mais 17 países, com ênfase na biodiversidade, ecossistemas, cavernas, vida selvagem, modos de vida e cultura de grupos étnicos, arquitetura e cidades históricas.

Exposição - Os registros da I Oficina de Fotografia do Cerrado Baiano vão compor uma Exposição Fotográfica, que será realizada a partir de julho, e passará pelos municípios de Barreiras, São Desidério, Luis Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Salvador, e São Paulo. A curadoria e a seleção das fotografias serão do próprio Adriano Gambarini juntamente com a jornalista Mirella Domenich, gerente de comunicação do Programa Cerrado-Pantanal da Conservação Internacional, com experiência em exposições fotográficas em países da África, e também no Brasil.

A proposta está inserida no Programa Conservação da Biodiversidade, que tem o objetivo de conservar a biodiversidade no cerrado, cujas instituições parceiras trabalham no sentido de propor estratégias para evitar o desmatamento ilegal, a extinção local de espécies, e incentivar o cumprimento da legislação ambiental na cadeia agropecuária.


Programação:

28/04 – quarta-feira
19h – “Fotografia para Conservação” – Palestrante: Adriano Gambarini
Mostra de vídeos – II Oficina de Vídeo Participativo
Local: Auditório do ICADS/ Universidade Federal da Bahia – campus Edgard Santos

29/04 – quinta-feira – Noções Básicas de Fotografia e aula prática em São Desidério
30/04 – sexta-feira – Luis Eduardo Magalhães
01/05 e 02/05 – sábado e domingo – Formosa do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário