sexta-feira, 16 de abril de 2010

Bioeste integra mesa redonda da soja responsável

Com uma das principais fronteiras agrícolas do mundo, e em franca expansão, a realidade mostra que ainda faltam iniciativas que insiram esta variável na condução dos negócios, seja dos agricultores, das trades, e das políticas públicas na administração publica e da própria sociedade civil. Em um passo importante para discutir a produção agrícola do oeste da Bahia, o Instituto Bioeste passa a ocupar uma cadeira na Round Table of Responsabily Soy (RTRS, na sigla em inglês), e se compromete a intensificar o trabalho para inserir a sustentabilidade na cadeia produtiva da soja produzida na região.

A RTRS foi criada na Suíca em 2006 e conta atualmente com mais de 100 membros em quase vinte países. A organização reúne produtores, indústria e comércio e instituições financeiras; ong´s e entidades governamentais interessadas nos impactos da soja na economia e no meio ambiente. Gina Cardinot, coordenador outreach Brasil da organização, entende que todas as organizações ao entrar na RTRS têm a oportunidade de fazer parte de uma iniciativa internacional única dentro do setor. “E assim, contribuem para a construção deste padrão internacional de soja responsável, além de possibilitar uma troca de ações, conhecimento, e de abrir um leque de possibilidade de parcerias”, acredita.

Segundo o diretor-presidente, Benito Fernandez Mera, o Bioeste pretende facilitar o intercâmbio de informações entre as diferentes instituições ligadas ao setor, e intensificar esta relação, estimulando por meio de eventos, reuniões, e trabalhos de campo. “Os produtores de soja precisam inserir as componentes ambientais, atualmente necessárias para a própria perpetuação do negócio, seja para a comercialização da commoditie no mercado externo, bem como a manutenção das condições técnicas para o cultivo da soja”.

Como forma de reiterar a parceria, desenvolvida a partir deste momento, o Instituto Bioeste compromete-se alinhar às ações desempenhadas pela RTRS, no sentido de levar a sustentabilidade para a cadeia produtiva na soja, sendo um papel já assumido localmente pela instituição e pela sua rede de parceiros. O Bioeste se disponibiliza a atuar conjuntamente, ao agregar força no cumprimento dos compromissos e princípios que levem a produção agrícola do oeste da Bahia para o caminho da sustentabilidade.

Conheça a Associação Internacional da Soja Responsável (RTRS)
É uma organização internacional que apóia a produção, processamento e comércio de soja responsável em todo o mundo através de um padrão global, que por sua vez, favorece o cumprimento legal e práticas empresariais adequadas, condições de trabalho responsáveis, relações responsáveis com as comunidades, responsabilidade com o meio ambiente e boas práticas agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário