quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Oeste da Bahia tem projeto de educação ambiental selecionado na II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente




 Estudantes de toda a Bahia participaram nesta quarta-feira (13/11) em Salvador da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos cuidar da Bahia com escolas sustentáveis”. Sua abertura foi marcada pela fala pré-adolescente  Antônio Alberto Croesy Neto, de 10 anos, presidente da Câmara Mirim de Lauro de Freitas que definiu sustentabilidade assim: “O que é sustentabilidade? É tirarmos os recursos da natureza, sem agredir o meio ambiente. Se tivermos ideias boas, podemos salvar o nosso mundo. Tenho só 10 anos, mas me sinto capacitado para ajudar a construir uma sociedade sustentável para todos”.


 A Conferência Estadual foi promovida em parceria pelas Secretarias Estaduais de Educação e Meio Ambiente, e além da participação de estudantes entre 10 e 14 anos de 319 municípios, também contou com a presenças dos Secretários Estaduais de Educação (Osvaldo Barreto) e de Meio Ambiente (Eugênio Spengler), além da representante do Ministério da Educação Magna Pinto e do Ministério do Meio Ambiente Renata Maranhão.

 
O oeste baiano foi representado por quatro delegadas eleitas na etapa regional promovida pela DIREC 25 no dia 26 de setembro: Maria Letícia Lopes Bonfim do Colégio Estadual Dep. Horácio de Matos do município de Santa Rita de Cássia; Danielle de Araújo Nascimento, da Escola Municipal José Alves Sobrinho, do município de Baianópolis; Laís de Oliveira Silva, do Colégio São José, do município de Barreiras; e Larissa Stefanello, da Escola São Paulo, do município de Luís Eduardo Magalhães.

A Conferência Estadual é a etapa que precede e classifica quatro projetos, um de cada subtema (Terra, Fogo, Ar, Água), que irão representar a Bahia na etapa Nacional que acontecerá em Brasília nos dias 23 a 28 de novembro e a aluna Laís de Oliveira Silva, do Colégio São José de Barreiras estará lá, pois seu projeto: Plante ar, plante arvores, plante vida foi o selecionado dentro do subtema ar. E por muito pouco a aluna Larissa Stefanello da Escola São Paulo de Luís Eduardo Magalhães também não vai para Brasília, seu projeto “Da realidade a sustentabilidade” ficou em segundo lugar no subtema fogo.

Queremos aqui parabenizar não só essas 4 jovem, mas sim, todos os 34 delegados da etapa regional que elegeram essas quatro garotas para representar o oeste baiano na etapa estadual da conferência.
 
Texto: Daniel Melo Barreto
Coordenador de Políticas Públicas Ambientais
Instituto Bioeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário