terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Depósitos de águas subterrâneas garantem a vazão dos rios

De toda chuva que cai, 70% dessa água, se infiltra no subsolo formando os depósitos subterrâneos e abastecem rios, riachos e mares

DSC04098

A água é um bem natural valioso e finito. Alguns países já enfrentam dificuldades em abastecer a população com água potável, pois de toda água existente no planeta, uma parte é salgada e se encontra nos mares, outra esta congelada nas calotas polares, o restante, que não chega nem a 3%, encontra-se nos rios, riachos, lagos e a grande concentração em depósitos subterrâneos.

De toda água da chuva que se precipita, entre 30% a 40% escoa para os rios e riachos, 60% ou 70% se infiltra para debaixo da terra, o que regulariza a vazão dos rios, distribuindo-a ao longo de todo o ano, evitando, assim, os fluxos repentinos, que provocam inundações.

Para falar mais sobre as águas subterrâneas, o Fala Cerrado entrevistou a especialista em recursos hídricos e presidente do Comitê da Bacia do Rio Grande, Joana Luz, que entre outros assuntos, nos revela os potenciais causadores de poluição dessas águas. E ainda o Fique por Dentro sobre Ibotirama, a cidade conhecida por sua hospitalidade e alegria de seus habitantes, na Seção Cerrado conheça as propriedades do jatobá e nas Dicas de Sustentabilidade, aprenda ser sustentável na cozinha, desde a compra até ao consumo de alimentos.

Tema: Águas subterrâneas

Exibição: 04/12/2010

Entrevista: Joana Angélica Luz, Presidente do Comitê da Bacia do Rio Grande

Realização: Instituto Bioeste

Link: http://www.4shared.com/audio/UXNjtrCo/PROGRAMA_SOBRE_GUAS_SUBTERRNEA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário