quinta-feira, 11 de março de 2010

Falando sobre poluição

Baixe o programa Fala Cerrado: http://www.4shared.com/file/238898902/825b5342/Programa_fala_Cerrado_-_Conseq.html

O planeta está sendo bombardeado por todo tipo de poluição, e o pior disso tudo é que o mundo parece não perceber o quanto é afetado por ela. Não é necessário ficar descalço em um lixão para está propenso a adquirir alguma doença. Até o ar pode causar problemas de saúde. E como? Desde irritação nas mucosas dos olhos e nariz, ardor e desconforto de garganta até agravamento com sérias debilidades como bronquite crônica e enfisema, contribuindo para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e pulmonares.

Pesquisas indicam que os riscos de câncer em indivíduos que vivem mais de 20 anos em grandes centros urbanos aumentam em 42%. E por quê? Porque nas cidades os níveis de óxido de carbono, bactérias e substâncias nocivas são bem maiores. Quanto mais poluída é a cidade, mais esse percentual é elevado. O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, e professor da Universidade do Estado da Bahia, Valmir Dâmaso, participou dessa edição do Fala Cerrado, para uma entrevista sobre os tipos de poluição, as conseqüências e as formas de reverter esse problema que atinge todo o Planeta.

O Fique por Dentro fala sobre uma estratégia australiana que reveste um prédio com um tecido que mantém a temperatura ambiente, e ainda possui led em suas fibras que funciona como emissor de energia. Na seção cerrado o bicho da vez é a onça pintada. A edição ainda trás, como sempre, as principais notícias sobre meio ambiente.

Tema: Conseqüências da poluição para a saúde
Exibição: 06/03/2010
Entrevista: Valmir Dâmaso – biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras
Realização: Instituto Bioeste e Núcleo de Educomunicação Ambiental de Barreiras (NEA)
Confira aqui: http://www.4shared.com/file/238898902/825b5342/Programa_fala_Cerrado_-_Conseq.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário