quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Conhecendo e saborendo o Buriti

[Foto retirada do site www.viladoartesao.com.br]

O buriti não apresenta um consumo regular em todas as regiões do Brasil; os frutos são consumidos, principalmente na forma de sucos e doces caseiros, pela população local de algumas áreas específicas das regiões Norte e Central.

É uma palmeira ornamental, onde seu uso alimentar é generalizado, desde a extração de palmito, e sacarose da qual fabrica-se o vinho até a produção de sabão a partir de seu óleo. Além de seu uso para temperos, um outro uso do óleo, é na aplicação contra queimaduras, em que alivia mais a dor.

O Professor José Guilherme Mariath e colaboradores da Universidade Federal da Paraíba e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco avaliaram o efeito da suplementação alimentar com o doce de buriti sobre a manifestação clínica da hipovitaminose A em regiões típicas do semi-árido. Os autores concluíram que a suplementação alimentar de crianças com idade entre 4 e 12 anos com 12g de doce de buriti por dia, durante 20 dias, foi suficiente para recuperar quadros de hipovitaminose A, com evidências clínicas de xeroftalmia, que é um sintoma clínico da deficiência de vitamina A caracterizado pela perda da visão.

Sua Floração dá-se de Dezembro a Abril e sua frutificação é de Dezembro a Junho. Comumente encontrados em veredas, campos limpos e mata de galeria.

E como já falamos da importância nutricional dessa fruta, que tal preparar um delicioso doce de buriti ao leite?

Você vai precisa de:

1/2 L Leite cortado
1 Bolinha de buriti pronta (polpa)
2 copos de açúcar


Preparar é simples:
Coloque o leite e o açúcar e deixe ferver. Quando estiver fervendo coloque a bolinha de buriti despedaçada e mexa até derreter. Depois coloque em uma vasilhinha qualquer e deixe esfriar em uma panela com água fria. O último passo é o melhor de todos. Saborei o seu doce de buriti, pois ele esta pronto!


Samara Ferreira de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário