segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reflorestar áreas degradadas garante lucro

Mercado de carbono movimenta economia de muitos países

Devido a ação desenfreada do homem, com a queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e uso de fertilizantes, resultaram na emissão de certos gases na atmosfera, conhecidos popularmente como gases de efeito estufa e que provocam a retenção de calor e aquecimento da superfície da terra, ou seja favorecem o aquecimento global.

Para reduzir a concentração dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera, foi criado em 1997, o Protocolo de Quioto. Esse acordo internacional foi assinado por representantes de mais de 160 países, caso seja impossível atingir as metas estabelecidas de redução de co2, esses países poderão comprar créditos de carbono. Configurando o que popularmente conhecemos como mercado de carbono.

O Fala Cerrado entrevistou o coordenador de carbono florestal da The Nature Conservancy – TNC, Gilberto Tiepolo, para esclarecer nossos ouvintes sobre o mercado de carbono. Na Seção Cerrado saiba mais do mico ou sagui, que possui a cauda maior que o corpo e serve para dar equilíbrio, nas Dicas de Sustentabilidade aprenda como usar seu carro de maneira que não contribua para emissão de mais gases na atmosfera. No Fique por Dentro acompanhe as dificuldades da implantação dos aterros sanitários em substituição aos lixões.

Tema: Mercado de carbono

Exibição: 27/11/2010

Entrevista: Gilberto Tiepolo, coordenador de carbono florestal da The Nature Conservancy - TNC

Realização: Instituto Bioeste

Link:http://www.4shared.com/audio/4uUIRBy0/PROGRAMA_SOBRE_MERCADO_DE_CARB.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário