sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bioeste na Conferência da Terra


A Educadora Luciana Moraes, Coordenadora de Eduacação Ambiental do Instituto Bioeste, esteve na Conferência da Terra - Fóum de Internacional de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas em Olinda - PE, que ocorreu de 26 a 30 de maio deste ano.

Dentre as principais trocas de experiência em educação em sustentabilidade, teve a oportunidade de conhecer e conversar com o Ministro da Educação de Cuba, Orestes Valdez.

Orestes Valdez é Doutor em Ciências Pedagógicas, com especialidade em Educação Ambiental, título obitido no Instituto de Ciências Pedagógicas do Ministério da Educação de Cuba. Recebeu o prêmio Tom Jobim pela relevância do trabalho que ele realiza em seu país na Educação Ambiental e é consultor da UNESCO na América Latina.

A inovação da educação em Cuba, segundo Valdez, se deve ao fato do compromisso do governo cubano em atender as crianças mesmo em locais remotos. "Ainda que haja apenas uma criança, o professor é deslocado para a comunidade para educar esta criança." Afirmou o Ministro.
Outro aspecto interessante é a aliança da educação formal as estratégias de conservação da natureza, especialmente no que tange a produção de conhecimento para a conservação da natureza e entendimento do espaço geográfico nas escolas, ainda que estas sejam primárias. Segundo o Ministro, as escolas tem os curriculos alterados a depender das necessidades socioambientais do entorno de uma Unidade de Conservação, esta deverá formular projetos interdisciplinares que visem não somente a repetição dos saberes, mas sobretudo a geração de conhecimento nesta localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário