O jenipapo é encontrado em cerrado, cerradão, mata de galeria e mata seca. É uma árvore ereta, ramificada, frondosa, com seis a oito metros de altura por quatro a seis metros de diâmetro de copa. Suas flores são branco-amareladas. O fruto é uma baga ovóide, de cor marrom, com seis a dez centímetros de comprimento por quatro a sete centímetros de diâmetro e peso de 90 a 180 gramas. A polpa é também marrom, sucosa, aromática, com 120 a 160 sementes no centro. As sementes são pardas, chatas e polidas, viáveis para semear até 90 dias depois de retiradas do fruto.
Seu fruto comestível ao natural é também empregado no preparo de compota, doce cristalizado, refresco, suco, polpa, xarope, licor, vinho, álcool, vinagre, aguardente. Proporciona o típico e apreciado licor de jenipapo nas festas juninas.
Na medicina caseira o chá das raízes é usado como purgativo, as sementes esmagadas como vomitório, chá das folhas como antidiarréico, fruto verde ralado para asmáticos, suco do fruto maduro é tônico para estômago, diurético e desobstruinte.
É usado em reflorestamento, formação de cercas vivas e alamedas. A madeira de cor branca é mole, flexível, racha com facilidade, recebe bem o verniz e tem longa duração. É empregada em construção naval e em construção civil, em marcenaria de luxo, entre outros usos.
As plantas oriundas de sementes atingirão a maturidade por volta de oito a dez anos de idade, quando estarão aptas para frutificarem. O jenipapeiro é propagado por sementes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário