Paisagem do Anel da Soja se transformou com a implementação do agronegócio na região oeste da Bahia
O Anel da Soja é formado por quatro municípios: Formosa do Rio Preto, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves. Corresponde a um total de aproximadamente 367 mil hectares. Uma das áreas mais produtivas da região. Originalmente, quase a totalidade da área era recoberta pelo Cerrado, com mata ciliar e veredas ocupando os fundos dos vales.
Com a ocupação e implementação do agronegócio, a paisagem mudou, onde havia a típica vegetação do cerrado, atualmente estão as grandes propriedades produtoras de grãos e os pivôs completando o cenário local.
Um estudo feito pelos estudantes Uelinton Basílio e Samara de Souza, visa quantificar o desaparecimento da vegetação natural do Cerrado, num período de 20 anos e apontar os malefícios da falta dos corredores ecológicos na região. O Fala Cerrado entrevistou Uelinton Basilio para saber mais sobre essa análise.
E ainda, no quadro Dicas de Sustentabilidade, saiba como sua atitude pode influenciar outras pessoas próximas a terem iniciativas em defesa do meio ambiente. No Fique por Dentro, os perigos que as baratas oferecem aos seres humanos e na Seção Cerrado, conheça o papagaio-galego que corre risco de extinção, devido à escassez de áreas do Cerrado.
Tema: Desmatamento no Anel da Soja
Exibição: 11/12/2010
Entrevista: Uelinton Basilio, acadêmico de Geografia da UFBA e estagiário de Planejamento e Gestão Ambiental do Instituto Bioeste.
Realização: Instituto Bioeste
Link:http://www.4shared.com/audio/wfBQu0R-/PROGRAMA_SOBRE_DESMATAMENTO_NO.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário