quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BARREIRAS SEDIA I CREIJMA (I CONFERÊNCIA REGIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DO OESTE BAIANO), QUE É ETAPA PREPARATÓRIA DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE





Acontece hoje, dia 26 de novembro de 2013 a partir das 8h no auditório do IFBA a I CREIJMA – I Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Oeste Baiano, cujo tema é: Vamos Cuidar do Oeste Baiano como Escolas Sustentáveis.

A etapa regional é uma das etapas para se chegar à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que acontecerá em Brasília no mês de novembro.

A etapa que antecedeu a Conferência Regional foi a etapa escolar, que aconteceu nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) de todo o Brasil. Da etapa escolar participaram 16.945 escolas, sendo que a Bahia foi o segundo estado com maior participação de escolas (1.777 escolas), perdendo somente para o estado do Ceará (2.226 escolas).

A etapa regional que acontece em Barreiras é preparatória para a etapa estadual que acontecerá em outubro em Salvador, e está sendo organizada pela DIREC 25 (Diretoria Regional de Educação) e o NUPAIP (Núcleo de Planejamento, Acompanhamento e Intervenção Pedagógica com o apoio local da 10envolvimento, AMINA, Instituto Bioeste, INEMA, IBAMA, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, UFOB e UNEB.

Dos 15 municípios que fazem parte da jurisdição da DIREC 25 (Angical, Santa Rita de Cassia, Luis Eduardo Magalhães, Baianopolis, Riachao das Neves, Sao Desiderio, Brejolandia, Formosa do Rio Preto, Cotegipe, Mansidao, Tabocas do Brejo Velho, Cristopolis, Wanderley, Barreiras, Catolandia) 12 deles realizaram a etapa escolar, num total de 62 escolas urbanas e rurais desenvolveram um projeto sobre um dos subtemas sugeridos (Terra, Água, Fogo e Ar). Destes, 34 projetos foram pré-selecionados pela Comissão Organizadora Regional para serem apresentados na etapa regional onde os delegados eleitos nas escolas vão priorizar 4 projetos sendo um de cada subtema que serão apresentados na etapa estadual.

Por Daniel Melo Barreto
Coordenador de Políticas Públicas Ambientais
Instituto Bioeste